PONTE INTERNACIONAL DO GUADIANA

Visão Geral do Projeto

A LEB teve a honra de liderar a reabilitação da Ponte Internacional do Guadiana, uma estrutura essencial que conecta Portugal e Espanha e desempenha um papel crucial na infraestrutura de transporte da região. O projeto envolveu uma série de intervenções inovadoras, focadas principalmente na proteção das superfícies de betão e na mitigação dos efeitos da corrosão. As intervenções realizadas visaram garantir a durabilidade da ponte, combatendo os fatores ambientais que comprometem a integridade estrutural, como a elevada concentração de cloretos e a carbonatação do betão.

Âmbito do Projeto

O principal foco do projeto foi a aplicação de um sistema de proteção catódica nos pilares e no tabuleiro da ponte, utilizando revestimentos orgânicos condutores para reduzir a corrosão das armaduras.


A metodologia também incluiu a instalação de testes piloto para verificar a eficácia dos sistemas propostos. Como resultado das avaliações iniciais, optou-se por uma revisão da metodologia, o que levou à recomendação de um sistema de proteção catódica com correntes impressas, devido à baixa eficácia dos ânodos sacrificiais em elementos de betão de grande espessura.


Além disso, a intervenção envolveu a aplicação de revestimentos específicos para proteger as superfícies de betão do avanço da carbonatação e da infiltração de cloretos. Essa proteção foi planejada para atender aos requisitos das normas europeias, garantindo a impermeabilidade à água, permitindo a difusão de vapor e prevenindo o acesso de agentes agressivos às armaduras.

Desafios e Condições do Local

A localização da Ponte Internacional do Guadiana, em um ambiente de alta salinidade e elevada exposição climática, trouxe desafios significativos. A ponte é constantemente exposta a níveis elevados de cloretos, tanto provenientes da água do rio quanto do ar salino.


Estes agentes são responsáveis pela corrosão das armaduras e pela degradação do betão. Adicionalmente, o processo de carbonatação, que resulta na perda de proteção passiva das armaduras, também foi identificado como um problema crescente na estrutura.


Outro desafio importante foi a necessidade de garantir que a aplicação dos sistemas de proteção não comprometesse os elementos pré-esforçados da ponte. A complexidade envolvida na interação entre os elementos existentes e os novos revestimentos exigiu uma abordagem meticulosa e cuidadosa, assegurando que as intervenções fossem compatíveis e não introduzissem novos riscos à estabilidade da estrutura.

Metodologia e Ensaios Realizados

Durante o projeto, a LEB realizou uma série de ensaios e intervenções, incluindo:


  • Testes Piloto de Proteção Catódica: Foram realizados testes com revestimentos orgânicos condutores, seguidos pela medição das correntes galvânicas geradas. Estes testes revelaram que a intensidade das correntes era insuficiente para proteger as armaduras de maneira eficaz, levando à recomendação de uso de correntes impressas para garantir um controle efetivo da corrosão.


  • Avaliação da Carbonatação e Cloretos: Ensaios de avaliação da profundidade da camada carbonatada e do teor de cloretos mostraram uma ligeira evolução na concentração de cloretos e um avanço significativo da carbonatação, fatores que direcionaram as escolhas dos métodos de proteção.


  • Aplicação de Revestimentos de Proteção: Para garantir a durabilidade das superfícies de betão, foram aplicados revestimentos de base acrílica, projetados para serem impermeáveis à água, mas permeáveis ao vapor, e elásticos o suficiente para suportar as fissuras no substrato, garantindo uma proteção eficaz contra agentes agressivos.

Soluções Propostas

Com base nos ensaios e análises realizados, foram propostas as seguintes soluções para garantir a durabilidade e segurança da ponte:


  • Proteção Catódica com Correntes Impressas: Optou-se pela utilização de um sistema de proteção catódica com correntes impressas para reduzir a corrosão das armaduras de forma mais eficaz. Esta solução foi escolhida para superar as limitações dos ânodos sacrificiais em elementos de betão de grande espessura.


  • Revestimento Impermeável e Flexível: Aplicação de um revestimento espesso de base acrílica sobre as superfícies externas do tabuleiro, torres e pilares, para garantir a impermeabilização e a proteção contra agentes agressivos. Para as superfícies internas, foi aplicada uma pintura acrílica flexível, garantindo a compatibilidade com as necessidades do substrato.


  • Monitorização Contínua e Manutenção Preventiva: Foi recomendado um plano de monitorização contínua das condições estruturais e dos níveis de corrosão, com inspeções periódicas para garantir que os sistemas de proteção instalados estejam funcionando conforme o esperado e para prevenir o agravamento dos danos.

Impacto e Benefícios do Projeto

A reabilitação da Ponte Internacional do Guadiana teve um impacto significativo na preservação da infraestrutura de transporte que conecta Portugal e Espanha, garantindo a segurança e a durabilidade da ponte em um ambiente agressivo. A aplicação das soluções de proteção catódica e de revestimentos impermeáveis não apenas aumentou a vida útil da estrutura, mas também reduziu a necessidade de manutenções frequentes, trazendo economia de custos a longo prazo.


A abordagem técnica da LEB, combinando tecnologia de ponta e soluções específicas para enfrentar os desafios do local, assegurou que a Ponte do Guadiana pudesse continuar a cumprir seu papel vital na ligação entre os dois países, garantindo a segurança dos usuários e a preservação de um importante patrimônio de engenharia civil.