A LEB teve a oportunidade de conduzir um trabalho de extrema relevância na reabilitação das Pontes sobre o Rio Arade e Ribeira da Boina, localizadas na Estrada Nacional E. N. 125, próximo de Portimão, no Algarve. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a ARMANDO RITO, L.da e incluiu a realização de uma ampla campanha de inspeções e ensaios. Este trabalho foi essencial para garantir a segurança e a longevidade dessas importantes obras de arte, especialmente devido à sua localização em um ambiente particularmente agressivo, próximo ao mar e às antigas salinas do Rio Arade.
As pontes sobre o Rio Arade e a Ribeira da Boina enfrentam condições ambientais desafiadoras que representam um risco constante para a integridade das estruturas. A localização das pontes, próximas ao estuário do Rio Arade, expõe as construções a níveis elevados de salinidade, umidade e variações de temperatura, criando um ambiente propício para a corrosão do betão armado, particularmente nas armaduras metálicas.
Além da salinidade elevada, associada à proximidade do mar e das antigas salinas do Rio Arade, o clima é caracterizado por umidade alta e ventos frequentes carregados de partículas salinas, que são depositadas nas superfícies expostas, favorecendo a aceleração da corrosão. As zonas de salpicos contribuem para a infiltração de cloretos no betão, intensificando o processo de deterioração.
Variações de temperatura ao longo do ano provocam ciclos de expansão e contração dos materiais, causando fissuras microscópicas no betão, que facilitam a penetração de agentes agressivos, como cloretos e dióxido de carbono. Cada parte da estrutura enfrenta desafios distintos, desde áreas permanentemente submersas até as superfícies expostas ao ar, exigindo uma abordagem específica para cada micro-ambiente.
O impacto das antigas salinas na região aumenta o teor de cloretos no solo e na água, criando um ambiente corrosivo extremamente agressivo. A proximidade das salinas exige medidas de proteção adequadas para evitar a migração de sais para o interior da estrutura e garantir sua durabilidade.
Durante o projeto, foi empregada uma ampla gama de ensaios e técnicas de avaliação, que incluíram:
Ensaios de Corrosividade: Avaliação da corrosividade da água e do solo nas proximidades das pontes, com destaque para o alto teor de cloretos presente, similar ao encontrado na água do mar, que constitui um risco significativo para a estrutura.
Ensaios de Carbonatação e Cloretos: Determinação da profundidade de penetração de CO2 e do teor de cloretos ao nível das armaduras, com foco na prevenção da despassivação das armaduras e no controle da corrosão localizada.
Ensaios de Resistência e Dureza do Betão: Realização de ensaios mecânicos que indicaram um desempenho adequado do betão, embora tenha sido observada uma variação nos valores de dureza entre diferentes partes da estrutura.
Análise de Micro-Ambientes: Caracterização dos diferentes micro-ambientes presentes na estrutura, como zonas permanentemente submersas, zonas de salpicos, e zonas expostas ao ar. Esses micro-ambientes foram considerados ao definir os planos de reparação e manutenção.
Este projeto de reabilitação teve um impacto significativo na preservação das pontes sobre o Rio Arade e Ribeira da Boina, garantindo não apenas a sua funcionalidade, mas também a segurança dos usuários da Estrada Nacional E. N. 125.
A abordagem minuciosa e o uso de técnicas inovadoras pela LEB asseguraram que os riscos de corrosão fossem mitigados, aumentando a vida útil das estruturas e minimizando custos futuros de manutenção.
Na LEB, temos orgulho em preservar a história e construir o futuro, utilizando soluções de vanguarda e metodologias que garantem a segurança e a durabilidade das infraestruturas. Este projeto exemplifica nosso compromisso com a excelência em engenharia de reabilitação e diagnóstico estrutural.